A influência da amostras grátis nas decisões de compra

Uma das maneiras mais eficazes de conquistar novos clientes é  colocando o seu produto em evidência, para que as pessoas possam conhecê-lo e experimentá-lo.
Quem não gosta de brindes? Eles são com certeza a melhor forma de você degustar, experimentar e saber se vai comprá-lo.

A indústria da beleza no Brasil e no Mundo gasta alguns bilhões todos os anos em esforços de marketing para tentar convencer seus consumidores a comprar os seus produtos ao invés dos da concorrência. Mas em meio à diversidade de opções para se “conectar” (ou ser conectado) com as marcas, a boa e velha amostragem continua exercendo um papel fundamental para o consumidor optar por comprar um produto.

Uma pesquisa da consultoria britânica Euromonitor aponta as amostras grátis como o quarto maior influenciador para a compra de produtos de beleza em todas as quatro maiores categorias do setor. Experiências anteriores com a marca ou o produto, recomendações de amigos e familiares e preço são os três maiores influenciadores de compras de acordo com a pesquisa, que entrevistou consumidores em 16 países.

A perfumaria é a categoria em que as amostras têm maior influência, seguida por maquiagem, cuidados com a pele e com os cabelos. Dentre os 16 mercados pesquisados, o Brasil aparece como o quarto mais afetado pela estratégia. A França ocupa o primeiro lugar e os EUA têm a vice-liderança na eficácia das amostragens.

Segundo a pesquisa realizada a pedido do Brazil Beauty News no perfil do Facebook da amostrasgratis.org, 222 pessoas afirmaram ter recebido amostras de cosméticos que nunca tinham usado. Dentre elas, 84% disseram ter gostado do produto e afirmaram que o comprariam. Por outro lado, 14% relataram ter gostado do produto, mas não o comprariam pois o preço é muito elevado. Pouco mais de 1% respondeu que não gostou do item, mas experimentaria outros produtos da marca, e apenas uma pessoa respondeu que não gostou da amostra e não compraria nenhum outro produto do fabricante.

Questionados sobre o que acham de empresas que não enviam amostras grátis, a maioria dos usuários respondeu que as marcas perdem a oportunidade de mostrar a qualidade do produto e ganhar consumidores. “A amostra pode não agradar ao cliente que a usou, mas o fato de a empresa enviar o item gera credibilidade e confiança na marca. O consumidor pode até não usar aquele produto especifico, mas é um potencial cliente da marca. Além disso, há sempre a possibilidade de que o produto viralize na internet, pois as pessoas gostam de postar fotos do que recebem e seus amigos acabam conhecendo a marca”,.

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Fonte : Brazil Beauty News, Cosmetica News, Euromonitor